A loja de um milhão de dólares no meio da floresta

Marketing Digital Comentários desativados em A loja de um milhão de dólares no meio da floresta

O Marketing Digital

Não se assuste com o titulo, isso é somente uma comparação com o mercado online, que a cada dia recebe websites com valores altíssimos e que são “jogados” na internet, sem promoção e visualização correta.

Tenho presenciado dezenas de empresas, gerentes de marketing, CEOs, entre outros nomes “bonitos”, me pedindo projetos de websites ou campanhas de marketing online, incluindo projetos em redes sociais, nos quais ainda fico sempre surpreso, com a visão de marcas grandes se preocupando com a mesma e velha frase: “queremos um website bonito e como o do concorrente”.

O Website Bonito

Primeiro, um website “bonito” SOMENTE não dará conversão ou retorno para a marca, é obvio que ajudará no marketing e passará uma sensação de uma marca forte, organizada e com bons produtos ou serviços.

Mas do que adianta “construir uma loja de um milhão de dólares no meio de uma floresta?” Um website com um custo elevadíssimo sem ser achado no Google e não ter visitas qualitativas.

Por isso não se pode olhar somente para o Design, existem técnicas como o SEO, um fator muito importante e geralmente deixado de lado.

Exemplo pratico de SEO

Marca: Tiffany

Produto: Joias, Anéis, Colares, Alianças

O que muitas marcas pensam: Quando alguém procura por Tiffany são os primeiros a aparecer.

O que muitas marcas não pensam: Quando alguém procura por termos como “aliança noivado”, “joia ouro”, “brinco para presente”… poderiam ser os primeiros.

No primeiro resultado são usuários antigos que já conhecem a marca, alem disso a marca Tiffany é um nome único, a chance de aparecer em primeiro nos resultados é quase de 100%.

No segundo caso, são usuários que NÃO conhecem ou lembram da Tiffany, que estão a procura do produto/serviço final, e ai entra a estratégia de crescimento da marca, conquistar esses novos clientes.

E não vamos esquecer, não basta ter SEO, temos que ter um BOM SEO. O bom SEO é ainda o mais detalhado e trabalhado, é aquele SEO o qual quem esta criando, conhece a marca, e principalmente, o consumidor final da marca.

Boas URLs, bom conteúdo sempre novo e atualizado, links funcionando, domínio de acordo com o tipo de negócio, tempo no ar do website e tempo de carregamento do website, entre muitos outros fatores que ajudam na classificação do website.

Ou seja, as marcas investem meses em um projeto com um custo elevado, e quando alguém procura pelo serviço ou produto da marca no Google, Bing, Yahoo ou qualquer outro mecanismo de busca, quem aparece? O concorrente que tem um website bem antigo, feio e não abre nem no celular.

Os canais corretos

Não adianta investir somente em DESIGN, SEO, Anúncios pagos no Google e Facebook, em sites Mobile e estar presente em todas redes sociais. O segredo, se é que podemos chamar de segredo, é usar o bom senso, investir em um pouco de tudo, inclusive também e AINDA em mídias OFFLINE (revistas, jornais, radio, TV…).

O marketing Online não caminha sozinho, o website que tem um ótimo SEO mas não é mobile não irá trazer os consumidores que gastam horas na telinha dos Smartphones.

A marca presente em todas redes sociais não trará novos clientes se não for postado conteúdo RELEVANTE aos usuários em cada uma delas.

Investir milhares de Reais em anúncios Facebook e Google não trará conversão se o website não tiver uma navegação fácil e um design de acordo com o perfil do cliente.

Conclusão

Devemos pensar como o consumidor e não como os proprietários da marca, o cliente não depende da marca, mas a marca dependerá sempre do cliente.

Fica aqui a dica para profissionais da área de Marketing Digital e donos de marcas, procurem saber quem é ou quem são os seus clientes finais. Seguindo essas dicas o crescimento da marca será mais otimizado, terá um custo mais reduzido e resultados mais rápidos.

por: Renato Goldoni | renato@webiwebi.com | fb.com/rgoldoni

» Marketing Digital » A loja de um milhão...
On 10 dezembro, 2014
By
, , ,

Comments are closed.

« »

CanadaScroll Up