Por que as marcas falham quando promovem produtos ou serviços online?

Campanha Publicitária, Redes Sociais, Tendências Comentários desativados em Por que as marcas falham quando promovem produtos ou serviços online?

A resposta é simples: FALTA DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO DAS MÍDIAS.

Vou dar um exemplo prático: Imagine um cliente da área de calçados esportivos pagando 25 mil dólares por mês para promover o lançamento de um tênis. O cliente “acha” que o site que deseja colocar um banner também da área de esportes, e que foi achado no Google, ou mesmo via recomendação, tem 10 mil visitas por dia. Claro, o anunciante ao ser procurado “diz” que o retorno de todas as marcas que anunciam ali no site é sempre muito bom.

A Falha em publicidade Online

Ai vem a primeira falha: Alguns anunciantes não pedem sequer um Google Analytics do website (métrica do website) no qual tem interesse de promover um banner ou uma campanha.

Geralmente isso não ocorre por nenhuma das partes, tanto do cliente que não se interessa pelos dados reais do website o qual vai anunciar como também do proprietário do website que muitas vezes não gera os dados de acesso, ou em alguns casos os dados chegam até mesmo a ser fraudados e enviados via excel, notepad ou colados no corpo do e-mail para serem enviados.

Como medir

A métrica online é muito fácil e eficaz, você consegue medir quantos cliques estão vindo de um banner ou de uma campanha, seja em blogs, sites, anúncios patrocinados e anúncios em redes sociais. Pra isso basta verificar o Analytics do seu website e também do website do anunciante, ambos mostram saída e entrada de visitas.

Anúncios em Redes Sociais

Com o Google a Facebook essa medição é mais fácil de se avaliar. Nesses canais você tem o seu próprio painel de controle e consegue focar as campanhas por nicho (região, idade, sexo, gostos pessoais, e até mesmo assuntos relacionados), por isso é sempre comum e recomendado investir quase 70% do budget online nesses canais e o restante em websites, blogs e e-mail marketing.

Exemplo de Anúncios no Facebook

Exemplo de Anúncios no Google

Anúncios em websites, blogs, e-mail marketing

Antes de escolher um website ou uma mídia para promover o seu produto, peça os dados Analytics em .pdf para o anunciante, se possível peça até mesmo para ele lhe dar acesso interno, criando um usuário dentro da conta dele. Tomando essas precauções o risco de fraude é zero e você verá os números reais.

Outra forma comum é pedir mais de um case de anunciantes atuais, procurando saber quantos cliques e visualizações o mesmo esta tendo.

Se nenhuma dessas fontes forem fornecidas desconfie e tente entrar em contato com alguém que esteja anunciando atualmente, pergunte se realmente eles analisam esse retorno e se ele existe.

Como é medido o retorno

O retorno basicamente é medido por cliques ou visualizações. As visualizações ainda hoje são importantes, mas o verdadeiro termômetro é o clique, é através do clique que um anunciante consegue saber se esta sendo gerado interesse pelo banner ou mídia promovida.

Já vimos casos de clientes que gastam mais de 20 mil dólares por mês em websites específicos e quando é feita uma analise da taxa de retorno, o material não chega a gerar nem 5 cliques por mês. Já em outros websites, até mesmo blogs, que cobram 1000 dólares por mês, esses podem enviar mais 60 cliques por mês e com uma qualidade de clique muito maior, pois tem um público mais exato e específico.

O sucesso em publicidade online

Não deixe de investir em nenhum setor, invista um pouco em cada mídia(Facebook, Google, websites, blogs, e-mail marketing, seo) e sempre estude muito bem as campanhas antes, durante e depois.

Não existem segredos e não tem nada de complicado, a analise é bem simples de se fazer tanto por um leigo como por um time de marketing.

Seguindo essas dicas você obterá um índice de retorno muito maior e sentirá que esta valendo a pena investir em publicidade online.

por: Renato Goldoni | WebiWebi+

fonte vídeos: Facebook ( Facebook Business Youtube Channel  ) | Google ( Google Business Youtube Channel )

» Campanha Publicitária, Redes Sociais, Tendências » Por que as marcas falham...
On 23 julho, 2014
By
, , , , ,

Comments are closed.

« »

Canada