O que é SEO?
O significado de SEO é “SEARCH ENGINE OPTIMIZATION“, ou seja, “FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO DE BUSCA”.
O SEO consiste em dizer ao Google, BING, Yahoo ou qualquer outra ferramenta de busca que um site esta “falando” do assunto procurado pelo usuário.
É fazer com que um website seja um dos primeiros nos resultados da lista de termos procurados em uma página do Google, por exemplo.
Como Funciona o SEO?
Mais que simplesmente encontrar palavras chaves de um negócio ou uma marca, é feito um estudo de mercado com os competidores, quem aparece no topo, palavras em alta, produtos e serviços do meio, estrutura do website e ferramentas usadas.
Exemplo:
Você tem um negócio que se Chama “Pizzaria San Jose” localizada nos Jardins, em São Paulo e com outra unidade na Barra, no Rio de Janeiro.
Você oferece portanto: Pizzas
Se um usuário procurar por “Pizzaria San Jose” certamente o seu negócio será o primeiro resultado a vir no Google. Até aí ótimo, você está em primeiro!
Mas espere um pouco, quem escreveu no Google por “Pizzaria San Jose” certamente já conhece o seu negócio, já ouviu falar ou pode ser uma indicação. E aí que vem a falha: você NÃO está conquistando novos clientes, você não está usando uma estratégia de crescimento para a marca e nem de aumento de vendas (dois dos principais fatores para uma empresa).
Agora imagine se alguém esta morrendo de vontade de comer uma pizza, essa pessoa mora na Barra e outra nos Jardins e escreve no Google “Pizzaria nos Jardins” ou “Pizzaria na Barra”.
Ela não se importa com o nome da Pizzaria, mas sabe o que quer consumir, sabe o produto que quer. Ela quer consumir um produto imediatamente e achando uma “pizzaria nos Jardins” ou uma “pizzaria na Barra” certamente consumirá o produto, pois mostra o local + produto.
É neste momento em que grande parte dos negócios é perdida. Deve-se usar os tipos de serviços e produtos e não somente o nome do negócio.
O “Bom” SEO
O bom SEO é focado no produto ou serviço oferecido e não no nome do negócio.
O nome do negócio é próprio e único. Certamente será sempre o primeiro a aparecer. Não precisa de SEO.
O SEO é uma pesquisa e estudo do negócio em que são analisadas todas as palavras que possam ser usadas para achar o negócio e variáveis como produtos oferecidos, geolocalização e outros fatores.
É nessa etapa de pesquisa de mercado que entram as palavras-chave, hoje usadas para saber o objetivo do campanha e não somente como inserção no website.
Como o Google acha um website?
São analisados fatores como tempo médio gasto no site, estrutura e nome do site, URL, navegação, design e até mesmo as cores influenciam. Mas o principal NÃO são as palavras chaves e sim o CONTEÚDO!
O conteúdo deve ser rico, atualizado e condizente com o assunto procurado.
Certo x Errado
ERRADO – Um site moderno, bonito e mobile mas sem uma navegação lógica. Sabe aquele site lindo em que ao entrar você tem uma ótima impressão e em poucos minutos percebe que não consegue achar nenhuma informação? Isso é a tal da “navegabilidade”, um design de um site deve ser TAMBÉM funcional e ajudar o usuário a encontrar as informações.
ERRADO – Um site feio, meio “quadrado”, sem cores: Ao entrar você pensa “nossa que site antigo”, mas tudo funciona, abre em celulares, sempre é possível ler tudo. Mas o conteúdo! Ahhhh o conteúdo! De péssima qualidade! Não condiz com o procurado e em poucos segundos você sai do website. Isso é a rejeição do website (Bounce Rate). O Google consegue analisar se o conteúdo do website é rico ou não por uma série de fatores e dois desses fatores são a quantidade de páginas visitadas e o tempo médio gasto no website.
CORRETO – Um site bonito, mobile, com um tradutor ou um segundo idioma, cores amigáveis, menus fáceis, assuntos categorizados e principalmente: UM CONTEÚDO RICO que condiz com a procura com um SEO inserido.
Resumo
Já disseram muita coisa do Google e de outras ferramentas de busca, já disseram que o SEO e o ESPECIALISTA de SEO estavam com os dias contados, afirmaram em estudos que o Google era uma ferramenta ameaçada em 2015, e agora novamente em 2016.
A verdade é que as empresas e marcas que investem em SEO e anúncios online são as marcas que realmente conseguem ter um retorno em vendas e um crescimento através de novos clientes.
Grande parte das marcas que investem em SEO não param com o investimento em razão do grande retorno conquistado.
Portanto se você tem um website ou um negócio online saiba que o SEO ainda é o fator determinante para o sucesso na rede.